Estudante Sempre

sábado, julho 29, 2006

Pensando...

Lendo o texto "Conteúdos: Para quê? Por quê?" (Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa), alguns trechos me chamaram a atenção:
"Se os temas devem ser propostos pelos alunos, será que eles abrangerão todas as áreas do conhecimento?"
"...reflexão acerca da posiçao do professor em relação ao trabalho em sala de aula".
Hoje, da forma como se trabalha...
"Os alunos aproveitam o que aprenderam no seu dia a dia? Há garantias de que os conteúdos especificado na grade programática são no mundo do trabalho?"

Quando se discute
Projetos de Aprendizagem, a discussão vai muito além de uma mudança na forma de se trabalhar... é a mudança de concepção e mudar concepções não é fácil.
Acredito que a maioria dos educadores vêem a necessidade de mudança. Mas esse mudar implica num comprometimento bem maior, muito mais estudo, esforço, dedicação, reflexão, doação, discussão, "dor de cabeça", trocas e mais trocas, enfrentamento. Alguns nem sabem por onde começar. Isso me deixa muito inquieta, pois andamos lentamente.
Penso que para utilização dos P.As, precisamos estar mais preparados em todos os sentidos para não cometermos os mesmos erros do passado, quando da tentativa do uso de projetos (claro que o encaminhamento foi outro)... alguns educadores estão desacreditados e podem pensar que é mais um modismo. Daí a necessidade de um trabalho muito sério, firme, com os pés no chão.
Acredito que os PAs devem ser introduzidos aos poucos, até que a compreensão aconteça, até que se entenda que o conhecimento pode e deve ser construído juntos, que nele está o currículo, que nele está contemplado conteúdos de vestibular ...


terça-feira, julho 25, 2006

Projeto? O que é? Como se faz?

O texto - Projeto? O que é? Como se faz? - retirado do livro Aprendizes do futuro: as inovações começaram!, escrito pela sábia Léa da Cruz Fagundes, que tivemos a oportunidade de conhecer no encontro da CRTE em Curitiba, levou a alguns questionamentos sobre ensino x aprendizagem: como diferenciar claramente Ensino por projetos de Aprendizagem por projetos? Como fazer para que a aprendizagem por projetos se efetive e professores e alunos construam o conhecimento juntos? E o currículo? E tantas outras perguntas...
A partir de leituras, discussões e reflexões estamos "começando a tomar conciência de nossos equívocos".

sábado, julho 15, 2006

Balanço da Semana Presencial

Apesar da semana ter sido meio angustiante (minha filha doente, com possível cirurgia para breve)...só estou conseguindo escrever agora...foi possível ver de forma mais clara o trabalho que será realizado.
Acho muito interessante pois haverá muita discussão, reflexão e com certeza ação, principalmente sobre Projetos de Aprendizagem. Se fala muito sobre ensinar e aprender por meio de projetos, mas nem todos falam a mesma língua.Vamos ter a oportunidade de estar aplicando nas escolas, junto com professores e alunos e construindo juntos.
Só essa experiência já vale a pena...imagine o que vem com ela!

quinta-feira, julho 13, 2006

Textos/ Projetos de Aprendizagem/ Mapa Conceitual

Os textos "Qual é o Problema?", "Construindo Projetos em Ambientes Informatizados", "Autoria????" e "Características dos Projetos de Aprendizagem" trouxe a discussão como entendemos determinados conceitos, a importância de entendê-los de forma mais clara. Essa troca que ocorre durante tais discussões é muito rica, leva a muitas reflexões, inclusive mexe com conceitos tidos como certos.
A elaboração do Mapa Conceitual a respeito do Projeto de Aprendizagem sempre faz com que se pense muito a respeito de todo o processo. O que nos parece óbvio em um determinado momento, após análise mais profunda e discussão nem sempre é, que todo projeto possui uma abertura para ser melhorado.
O trabalho em equipe, que o mapa conceitual exige, nem sempre é fácil, são opiniões e formas de encaminhamentos diferentes. Achei interessante. Vejo que tenho muito a aprender.

Frustração: perda por duas vezes do mapa conceitual em fase final, a máquina resolveu morrer. Nosso grupo (Ivonete, Édena, Claudete e Edilaine) está sem mapa... por enquanto... vamos fazê-lo posteriormente.

No processo de escolha de "perguntas" gostaria de ter trabalhado minha própria pergunta, mas também achei interessante "Quais as possibilidades de integração da TV digital com outras mídias?"
Então... estamos trabalhando!
No início parecia fácil a elaboração das "certezas provisórias" e"dúvidas temporárias" mas... gostamos de viajar... e as idéias nem sempre combinam... enfim...
Com o auxílio dos professores, o encaminhamento ficou mais claro. Direcionamos o trabalho e criamos o mapa conceitual, com certa dificuldade, pois a idéia de organograma insiste em aparecer. É necessário pensar muito para fechar uma idéia com duas palavras, um conector e fazer com que as sequências fiquem também independentes e ao mesmo ligadas.

terça-feira, julho 11, 2006

Nosso primeiro encontro!

O primeiro momento da Especialização trouxe alguns esclarecimetos a respeito da estrutura do curso, ambientes e ferramentas a serem utilizadas, avaliação, enfim, de todo o processo de funcionamento. Percebi que vários professores são da área de exatas e gostei muito (claro, sou de Matemática).
Discutimos o conceito de projetos e exploramos a ferramenta Cmaptools. Num primeiro momento, em grupo, elencamos 10 palavras chaves que seriam o significado de projeto e usando a ferramenta criamos um mapa conceitual de projeto. Durante a exposição dos trabalhos, com observações, contribuições e questionamentos, percebemos a importância dessa troca, fez com que observássemos erros e ampliássemos nosso conhecimento em relação a projeto e mapa conceitual.

Este é o primeiro mapa conceitual elaborado pelo grupo (Claudete, Édena, Edilaine e Ivonete)

Apresentação


Olá! Sou Ivonete, Assessora Pedagógica da CRTE do NRE de Dois Vizinhos.
Bacharel em Administração de Empresas e licenciada em Matemática. Especialização em Ensino da Matemática e Pedagogia Escolar. Além de professora, já fui supervisora, diretora auxiliar e diretora.
Nesta Especialização espero estar construindo muito. Gosto de desafios, principalmente daqueles que me ajudam a crescer.