Estudante Sempre

quarta-feira, novembro 08, 2006

Pensando sobre PNEEs

Considero muito importante podermos conversar sobre PNEEs (Portadores de Necessidades Educacionais Especiais), já que se fala muito, muitas são as dúvidas e poucas as ações.
Através da História podemos constatar que houve avanço em relação à educação de PNEEs, mas ainda há muito a se fazer. Mesmo após a Lei nº 7853/1989, que deixa claro que a oferta é obrigatória e gratuita, e que os mesmos benefícios devem ser conferidos, que não deve haver discriminação no atendimento escolar aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, ainda é grande a resistência por parte de algumas escolas em garantir esse atendimento. Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, resolução nº 02/01, todos os Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) tem direito a inclusão, com acesso contínuo de todos, ao espaço comum da vida em sociedade. Nada mais justo!!!
Porém, nas escolas, não estamos preparados ainda (fisica e pedagogicamente) para assumir esses alunos "diferentes". Muitas esforçam-se, testam, buscam ajuda e conseguem bons resultados. Precisamos aprofundar muuuuiito nossos conhecimentos e estudos acerca da inclusão.
Mas ainda muitas perguntas ficam no ar:
Como fazer uma educação inclusiva de qualidade?
Como o professor do regular pode dar conta?
Como evitar o preconceito, o isolamento, a exclusão (há ainda muitos "educadores" contra a inclusão)?
Como usar a tecnologia a esse favor?
Como...
Gostaria de poder trocar mais informações e experiências a respeito.
Afinal:
" Todos somos iguais e na realidade, as diferentes raças humanas se tornam algo superficial, já que todos nós viemos do mesmo lugar e possuímos um laço familiar com uma mesma mulher. A razão pela qual nos vemos diferentes uns aos outros deve-se a diferenças ambientais e a mudanças de nossa pele e cultura no decorrer dos anos... contudo, somos todos iguais!" (mother of us all.) - http://dsc.discovery.com/

Bom estar de volta!

Após alguns dias de "folga" (atestado de 15 dias, quase só deitada...ufa, faltam só 4 dias!) é muito bom poder escrever novamente. Sou um pouco inquieta e não aguento ficar parada, imaginem o sacrifício. Porém as coisas estão voltando ao normal. Espero poder recuperar o tempo perdido!