Estudante Sempre

terça-feira, março 18, 2008

Iniciando os trabalhos

Começamos nossas atividades do PDE com muita leitura - a cada nova leitura percebo que preciso ler mais, mais...e mais. Num dos textos lidos fiz uma síntese que compartilho.

As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento

Newton Duarte


O trabalho apresentado por Newton Duarte analisa importantes questões educacionais e as recentes tendências pedagógicas, como a pedagogia das competências, pedagogias do “aprender a aprender” que faz parte de uma corrente educacional contemporânea, a qual tece uma análise crítica de seus pressupostos.
Cita Philippe Perrenoud e seus pontos de vista em relação à formação das competências, de que professores devem parar de pensar que “dar aulas” é mais importante e criar “situações de aprendizagem seguindo os princípios pedagógicos ativos e construtivistas”. Estabelece relação entre as teorias das competências, o construtivismo de Piaget e a escola nova.
Focaliza quatro posicionamentos valorativos contidos no “aprender a aprender”: aprender por si mesmo é mais importante que a transmissão por outras pessoas; é mais importante a construção de conhecimentos do que aprender conhecimentos já descobertos e elaborados por outros; a atividade para ser educativa deve ser impulsionada pelo interesse da própria criança e que a educação deve preparar para acompanhar a sociedade em acelerado processo de mudança.
Fala das relações entre as pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento, a qual se contrapõe aos que defendem essa “sociedade das ilusões” como alusão a sociedade capitalista. Enfatiza esses aspectos ilusórios apresentando cinco ilusões: facilidade de acesso ao conhecimento; a habilidade de mobilizar conhecimentos é mais importante que a teoria; o conhecimento é uma convenção cultural; os conhecimentos têm o mesmo valor e o caminho para superação de grandes problemas é o apelo à consciência dos indivíduos através das palavras e bons exemplos. Alerta para a adesão das mesmas.
Conclui referindo-se a necessidade de uma análise mais detalhada, de mais questionamentos para a compreensão do todo, para não cair na armadilha de aderir intelectualmente no campo dessas novas idéias.