Estudante Sempre

terça-feira, março 18, 2008

Aula Inaugural

Dia 17/03, segunda-feira, estivemos em Curitiba para a Aula Inaugural do PDE. Tivemos o prazer de assistir a belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. Na sequência, as falas do Governador Roberto Requião, do Secretário de Educação e demais autoridades sobre o programa. Á tarde ouvimos Dom Mauro Morelli, que com toda sua experiência, sabedoria e bom humor falou sobre "Educar para a cidadania numa sociedade justa e solidária". Falou com emoção da história, da educação, da fome, da sociedade, do homem "ser humano". Eis algumas falas da palestra:
"Somos excelente, grandes e limitados".
"A humildade é uma virtude que deve ser cultivada".
"Devemos ter um compromisso intransigente com a igualdade".
"A nossa postura em relação a nós mesmos é importante".
"O Salto da Piracema é o que devemos empreender neste início de século".
"Família se forma em volta da mesa".
"Nós nascemos para vôos altos, altíssimos".
Espero poder ouví-lo outras vezes, vale realmente a pena!

A todos

Iniciando os trabalhos

Começamos nossas atividades do PDE com muita leitura - a cada nova leitura percebo que preciso ler mais, mais...e mais. Num dos textos lidos fiz uma síntese que compartilho.

As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento

Newton Duarte


O trabalho apresentado por Newton Duarte analisa importantes questões educacionais e as recentes tendências pedagógicas, como a pedagogia das competências, pedagogias do “aprender a aprender” que faz parte de uma corrente educacional contemporânea, a qual tece uma análise crítica de seus pressupostos.
Cita Philippe Perrenoud e seus pontos de vista em relação à formação das competências, de que professores devem parar de pensar que “dar aulas” é mais importante e criar “situações de aprendizagem seguindo os princípios pedagógicos ativos e construtivistas”. Estabelece relação entre as teorias das competências, o construtivismo de Piaget e a escola nova.
Focaliza quatro posicionamentos valorativos contidos no “aprender a aprender”: aprender por si mesmo é mais importante que a transmissão por outras pessoas; é mais importante a construção de conhecimentos do que aprender conhecimentos já descobertos e elaborados por outros; a atividade para ser educativa deve ser impulsionada pelo interesse da própria criança e que a educação deve preparar para acompanhar a sociedade em acelerado processo de mudança.
Fala das relações entre as pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento, a qual se contrapõe aos que defendem essa “sociedade das ilusões” como alusão a sociedade capitalista. Enfatiza esses aspectos ilusórios apresentando cinco ilusões: facilidade de acesso ao conhecimento; a habilidade de mobilizar conhecimentos é mais importante que a teoria; o conhecimento é uma convenção cultural; os conhecimentos têm o mesmo valor e o caminho para superação de grandes problemas é o apelo à consciência dos indivíduos através das palavras e bons exemplos. Alerta para a adesão das mesmas.
Conclui referindo-se a necessidade de uma análise mais detalhada, de mais questionamentos para a compreensão do todo, para não cair na armadilha de aderir intelectualmente no campo dessas novas idéias.

terça-feira, março 11, 2008

"Nunca é tarde para recomeçar"

Infelizmente este espaço ficou abandonado por muito tempo. Quando começamos a trabalhar com o PRD (Paraná Digital) ficamos sem acesso ao blogger, aí tudo ficou meio esquecido, já que o tempo ficou sempre meio racionado, devido as oficinas com o s professores.
Terminamos a Especialização em dezembro de 2007... muito trabalho, muitas leituras, muitas discussões, muito aprendizado.
Agora participando do PDE 2008 (mais um desfio), é possível, de casa, fazer postagens. Tenho a intenção de narrar aqui, mesmo resumidamente o trabalho que realizaremos no decorrer deste ano.